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Manutenção do jet ski: o que é importante saber

Quem tem um jet ski pode se preparar: está aberta a temporada certa para usá-lo. Mas para que os divertidos planos aquáticos não naufraguem e para que sua vida útil seja prolongada, alguns cuidados são necessários, até mesmo antes da temporada. Boa parte dos problemas ocasionados estão relacionados com o tempo de uso. “Muitas pessoas vão para praia, usam o jet ski e depois o deixam parado durante um tempo. Motor parado dá problema”, afirma Vieira. A água do mar também é um dos fatores prejudiciais. Após 12 horas, resta apenas o sal, que penetra no motor. “E o sal pode ocasionar problemas na carburação, injeção e temperatura”, explica Vieira. A ferrugem também é um dos grandes inimigos e no caso de uso em água salgada ela se torna bem mais expressiva. Então é preciso lavar sempre o equipamento com água doce. Problemas também podem surgir pelo uso da gasolina comum. O álcool evapora e surgem partículas de açúcar, que entopem a entrada de gasolina no giclê – local onde passa o combustível. Maiores problemas identificados Os maiores defeitos encontrados, estão na turbina e na bucha de carbono. Toda vez que a água passa faz um desgaste nas peças. Por isso é importante seguir as recomendações do fabricante e realizar a manutenção preventiva. “A primeira revisão deve ser feita após dez horas de uso, assim que sai da loja". • Após o uso, adoce o motor (lavar com água doce) para limpar. Utilize no funcionamento o Flush Kit (dispositivo de lavagem do motor). Dessa forma você vai evitar que sua parte de transmissão venha a ficar travada e crie ferrugem nas laterais; • Ligue o motor semanalmente mesmo que fora da água por mais ou menos 15 segundos - se o jet ski for ficar muito tempo sem ser utilizado, recomenda-se que retire o combustível do tanque e coloque o combustível de aviação para evitar que a carburação tranque; • Desconecte os plugues da bateria - com isso sua bateria ficará com carga por mais tempo, evitando que a mesma tenha suas placas coladas; • Seque bem os contatos elétricos, deixando o motor receber ventilação até secar bem - sempre deixando o banco um pouco aberto para que o compartimento do motor fique bem ventilado, com isso evitando o surgimento de zinabre - hidrocarboneto de cobre, de cor verde que se forma na superfície do cobre ou latão quando em contato com a umidade do ar; • Aplique silicone líquido em todo o motor, parte elétrica e turbina.

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